A Band se aproxima do terceiro lugar no mês de julho, pelo menos é o que aponta o consolidado do sétimo mês do ano. Com 25 dias disputados, a emissora marca 1,76 ponto de média mensal. O canal precisa de reformas matinal e na faixa pós “Jornal da Band”, para se aproximar de fato da medalha de bronze, justamente em períodos onde a concorrente tem fragilidades.
O movimento estratégico, entretanto, é complicado pelos 120 minutos arrendados por Romildo Ribeiro Soares. O líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) atrapalha a performance do “Bora Brasil”, telejornal matinal comandado por Joel Datena. Na sequência do informativo, tem mais uma quebra de público com o programa de culinária conduzido por Eduardo Sanchez Guedes.
A emissora passa a ter números relevantes, de fato, a partir do “Jogo Aberto”, comandado pela gaúcha Rebata Bomfiglio Fan. O programa esportivo tem uma linguagem única, que consegue conversar com o formato seguinte, conduzido por José Ferreira Neto. “Os Donos da Bola” e seu antecessor tem força suficiente para se aproximar do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que na faixa tem repetecos problemáticos.
No começo de tarde em rede, Cátia Fonseca media o “Melhor da Tarde”, uma tradicional revista que concentra em noventa minutos o melhor do jornalismo, entretenimento e curiosidades possíveis. Alex Sampaio, Mamma Bruschetta, Rafael Pessina e André Mantovani, além de Karina Mayer são os colunistas fixos do vespertino, que tem tirado o sono da direção concorrente nas tardes da maior praça da Kantar Ibope.
O jornalismo tem na dobradinha José Luiz Datena e Adriana Araújo seu maior bastião de audiência. A rede, entretanto, tem um enorme gargalo para fechar, que é o êxodo de público logo depois boa noite derradeiro no principal telejornal. Inegavelmente, a chegada de Adriana agregou público e credibilidade a marca, que estava fragilizada desde a morte do maior de todos os tempos, Ricardo Eugênio Boechat.
A grade competitiva acaba com o fim do telejornal. Um ou outro espasmo de vida, como no formato liderado por Ana Paula Padrão. Mas, para crescer além de algo próximo aos dois pontos, será necessária uma reforma em etapas. Nesse mesmo recorte, com a ajuda de pelo menos um jogo do clube mais popular da Grande São Paulo, o SBT aparece com a medalha de bronze e 3,68 pontos de média.