A Band começa a analisar com cuidado qual vai ser sua próxima novela internacional e pretende retomar a exibição de enredos turcos, que estavam consolidados na emissora paulista há alguns anos. Com edição em aberto, “Valor da Vida” pode ser considerada um fracasso, porque não consegue reter o público de Fausto Silva, a maior aposta da emissora no horário nobre nesta década.
O canal pensa em retomar as tramas turcas, com base no sucesso de histórias como “Mil E Uma Noites” e “Sila: A Prisioneira do Amor”, exibidas nos anos de 2015 e 2016 logo depois do “Jornal da Band”, quando as demais emissoras desafiantes de mercado tinham suas produções próprias com audiências nos dois dígitos.
As produções perderam espaço para histórias portuguesas dubladas, como “Ouro Verde” (2017), “Nazaré” (2019) e mais recentemente “Valor da Vida” (2018).
A emissora vai procurar um produto forte para suceder Silva, que seja capaz de pegar a migração de suas concorrentes e ainda beliscar algum público da próxima novela das nove. O trabalho de pesquisa deve ser feito por Rodolfo Schneider, responsável pelo conteúdo do canal.
Atualmente, a empresa com sede no Morumbi tem a quarta colocação na Grande São Paulo, maior praça pesquisada pela Kantar Ibope Media. O projeto para o médio e longo prazo é se aproximar do SBT, atual ocupante do terceiro lugar. Para isso, basta um breve acerto no horário nobre, por isso a rede faz essa pesquisa de o que pode suceder Silva e seu show de entretenimento.
Na Argentina, as novelas turcas podem ser consideradas um fenômeno. A emissora líder do país vizinho tem uma enorme janela com tais produções depois do “Corta Por Lozano”.
>> Com informações do jornalista Cadu Safner, em sua coluna no site Observatório da Televisão.