O Campeonato Brasileiro 2023 tem um quadro desenhado de pelo menos dois clubes que se sobressaem nas cinco primeiras rodadas. Líder invicto, o Botafogo enfrenta Goiás, Fluminense e América nos próximos compromissos pelo principal torneio nacional de pontos corridos.
A equipe treinada por Luis Castro deve conquistar sete dos nove pontos, pois enfrenta dois times que tem campanhas horríveis e no meio disso tem o clássico com o Fluminense, orientado por Fernando Diniz. Assim, em oito rodadas o líder pode terminar com 22 ou 23 pontos, porque a partida contra o rival deve ser das mais pegadas desse início de campeonato.
Ainda sem perder, o Palmeiras tem nesse mesmo recorte Red Bull Bragantino, Santos e Atlético Mineiro. Pelo momento dos três adversários e com base nas últimas atuações, os comandados de Abel Fernando Moreira Ferreira podem sair desses compromissos com os nove pontos.
O que atrapalha a conta verde é um empate fora de casa, diante do Vasco da Gama na segunda rodada. Pelas circunstâncias do jogo, o resultado foi considerado bom. A equipe saiu atrás no jogo e teve diversas chances de virar a partida, mas isso não aconteceu por infortúnios.
A principal divisão do futebol brasileiro ser ponteada por dois treinadores portugueses é algo positivo, porque eles pensam o futebol da mesma maneira. Os dois tem táticas diferentes, mas a coletiva do comandante alvinegro na noite de quinta-feira (11), delimita bem que o futebol pode ser muito mais do que algo dentro das quatro linhas.
Vale lembrar que os critérios de desempate dentro do Brasileirão é número de vitórias e saldo de gols, como demonstra o regulamento da competição. Por ter a campanha perfeita até agora, o time da estrela solitária teria vantagem num eventual empate em número de pontos.
Mas, se houver um empate dentro do recorte aqui utilizado e o saldo for mantido nos próximos três jogos, o Palmeiras levaria vantagem, pois tem saldo positivo de dez, contra oito do clube carioca.
Dos demais times, apenas o Fluminense entra na conta com dois dígitos em pontos conquistados, mas está distante em cinco e dois pontos respectivamente.