O período vespertino é fundamental para a manutenção da vice liderança na média-dia para a Record TV, por isso a escolha da novela que vai ao ar na janela de reprises deveria ser criteriosa. Mas, como se sabe, a administração da herdeira de Edir Macedo, Cristiane Cardoso, não prima por números e sim pela simples panfletagem da doutrina da instituição religiosa. Por isso, quem deve assumir esse espaço é “A Terra Prometida”, sucessora original da obra assinada por Vivian de Oliveira.
A rede tem uma gama de enredos, produzidos entre 2004 e 2014, que faria sucesso na dobradinha com Reinaldo Gottino. Inclusive, foi sondada recentemente uma reapresentação de “Amor E Intrigas” (2007), mas o projeto não foi adiante. No começo da pandemia, para substituir a exitosa “A Escrava Isaura” a direção sugeriu uma terceira passagem de “Luz do Sol” (2007), vetada por Cardoso que queria de todo modo preparar o terreno para as novelas bíblicas.
Os repetecos de “Escrava Mãe” (2016) e “Belaventura” (2017) não funcionaram como a herdeira do líder religioso esperava e assim o canal resgatou, pela quarta vez a novela “Prova de Amor” (2005), que diante do cenário catastrófico fez bonito e recuperou o público da faixa. Depois, com uma edição das mais questionáveis, o canal apostou na segunda reprise de “Chamas da Vida” (2008), que obviamente não deu certo por conta da sua condução.
Após esse insucesso, o caminho para as novelas oriundas das sagradas escrituras estava mais do que aberto. Hoje, a emissora não conta com nenhuma obra considerada secular em sua grade. Mesmo assim, continua na vice liderança. A zona de conforto é tão grande, que mesmo se vier uma improvável reprise de “Máscaras” (2012), deve superar a concorrente pelo segundo posto.
O canal, entretanto, parece querer esquecer o passado glorioso que o levou ao segundo lugar. Tecnicamente, a novela de Renato Modesto é primorosa, inclusive é a mais folhetinesca dessa era bíblica. Mas, é necessário uma novela popular para fazer dobradinha com o “Balanço Geral”. Deu certo em 2016, então por que não resgatar o vinho de garrafão da Jacira (Gorete Milagres)?
Sem ofensas a qualquer religião ou instituição com fim religioso, mas o maior pecado que pode ser cometido na Barra Funda é mesmo o da preguiça, minha gente. A ver quais serão, literalmente, os próximos capítulos dessa novela.