“Apocalipse” perde 20% de audiência na RECORD

A segunda reprise da novela “Apocalipse” completa três meses no ar, consegue manter a vice liderança para a emissora da Barra Funda e abre uma importante discussão. O enredo, escrito por Vivian de Oliveira soma 4,54 pontos de média e faz a RECORD perder 20% em relação a antecessora nessa faixa da tarde. Apesar da queda importante, o folhetim se mantém no segundo posto na Grande São Paulo. 

Para se ter uma ideia, com o mesmo número de capítulos exibidos, a reapresentação de “A Terra Prometida” tinha 5,67 pontos. Retrocedendo mais no tempo, o início da saga bíblica nesse horário foi com “Os Dez Mandamentos” que marcou 4,29 pontos em seus primeiros 60 capítulos.

A comparação faz com que o enredo antagonizado por Sérgio Passarella Marone supere ainda o último folhetim secular da emissora. Nesse mesmo horário, a RECORD transmitiu “Chamas da Vida” há dois anos e somou apenas 4,18 pontos.

O enredo sobre o fim do mundo, apesar da queda considerável, tem o segundo maior rendimento desse horário em dois anos de comparativos. Isso mostra que o bom momento vivido pelo “Balanço Geral” diz muito mais sobre o sucesso e ou fracasso dessa janela de reapresentações. Assim, pode-se pensar que qualquer novela que entre nesse espaço consiga se tornar competitiva. A entrega de Reinaldo Gottino faz toda a diferença no jogo falado das novelas.

A televisão funciona como um enorme jogo de xadrez, isso quer dizer que se houver uma falha pelos lados da Barra Funda, ela pode ser contornada por essa entrega minimamente relevante do programa anterior.

O folhetim de 2017 está com uma edição similar à reprise da pandemia. Nas mídias sociais, começaram a circular alguns nomes de outras tramas para esse horário. Porém, as coisas ainda são insipientes demais. Caso uma novela popular entre nessa janela, pode se aproveitar muito melhor da entrega e finalmente incomodar a líder, que tem escolhido filmes duvidosos na maioria dos dias para a sua “Sessão Da Tarde”.