Antônio Oliveira tem histórico curioso

O treinador português António José Cardoso de Oliveira tem uma curiosidade interessante em  seu currículo profissional, com seis trabalhos desenvolvidos ele dirigiu mais no Brasil do que na terrinha, apontam dados consolidados do histórico dele como técnico. 

A primeira experiência dele foi no Athlético Paranaense, em 2021, com um aproveitamento de 58% em quarenta jogos disputados. Após uma breve passagem pela Benfica B, ele retorna ao Brasil e dirige o Cuiabá pela primeira vez, em trinta partidas soma um aproveitamento de 60% e deixa a equipe em novembro de 2022.

O terceiro trabalho marca um retorno à capital paranaense, ao assumir a direção técnica do Coritiba. Ao todo, essa passagem tem 17 partidas e um aproveitamento de 55% em aproximadamente quatro meses, com apenas oito triunfos.

A segunda passagem pelo Dourado o faz chegar a uma marca importante pelo clube, ultrapassar os cinquenta jogos na casamata. Nesse novo momento. ele faz 36 partidas no clube do Centro Oeste, com 15 triunfos.

Desde fevereiro deste ano, Oliveira é o responsável pelo Sport Clube Corinthians Paulista. Nesses quatro meses, apenas uma vitória contra times do primeiro escalão do futebol nacional. A campanha é das mais complicadas, por isso o clube do Tatuapé enfrenta problemas dentro de campo e ocupa uma das posições que colocariam o clube na Série B do próximo anos.

Os problemas do alvinegro, entretanto, são muito mais profundos do que as  quatro linhas indicam. Desde 2020, por exemplo, passaram por uma das equipes mais populares do país nove treinadores. A ciranda começa com Tiago Nunes, passa por dois estrangeiros, além de quadros históricos no time e “termina” em Oliveira.

A passagem de Toni, como é conhecido, pode ser encerrada no fim de semana. Caso o clube seja derrotado por um dos antigos clubes do português. Curiosamente, o Athlético tem a condução de Alexi Stival, um dos participantes da ciranda dos treinadores do mosqueteiro que roda, roda, roda e avisa desde o começo da década.

>> Com informações do GE Globo e Transfermarket.