O treinador português António José Cardoso de Oliveira foi demitido e não comanda mais o Sport Club Corinthians Paulista (SCCP). Afundado na zona de rebaixamento, o clube mosqueteiro vai ao mercado em busca de um novo profissional que tope o desafio de orientar um dos maiores clubes do país, nessa situação mais do que complicada.
A vida do time não deve ser das mais simples, porque o vice lanterna vai ter a concorrência de seu antigo treinador. O gaúcho Luiz Antônio Venker Menezes assumiu a direção técnica do Fluminense e pode superar o alvinegro já na próxima rodada, caso o tricolor das Laranjeiras supere o Internacional, curiosamente o penúltimo trabalho do ex-treinador da seleção brasileira.
Ao todo, Oliveira permaneceu por cinco meses na casamata mosqueteira, com 29 partidas disputadas. O europeu teve doze vitórias, nove empates e oito derrotas. A sequência negativa no “Brasileirão Betano”, mostra o clube com apenas e tão somente nove pontos em 39 disputados e a vice lanterna consolidada do torneio de elite do futebol brasileiro.
No ano do rebaixamento, aos cuidados de Nelsinho Batista, a equipe teve 44 pontos na soma de todo o ano, ou seja com 38 rodadas e foi o clube que abriu a zona de descenso somando o seu pior rendimento na elite do futebol nacional, como demonstram os dados consolidados e históricos da instituição mosqueteira.
A equipe tinha uma derrota contra o Náutico, pelo placar de 3×0 no dia 21 de julho de 2007, data da décima terceira rodada daquele ano e Paulo César Carpegiani seria demitido dois meses depois. Há dezessete anos, nessa mesma rodada, a equipe estava na décima segunda colocação, conforme levantamento de dados históricos.
Quem quer que seja o próximo treinador, terá o trabalho mais complexo do clube nesse período todo. A saída de Toni, como é conhecido, interrompe uma sequência de seis dias sem demissão no país. Para saber mais detalhes sobre a sucessão a Fernando Diniz no atual campeão da Libertadores, clique aqui
>> Com informações do jornalista André Hernan, colunista do UOL Esporte