Amaury Lorenzo participa de campanha importante

O ator Amaury Lorenzo deu uma pausa na rotina de gravações da novela das nove “Terra E Paixão” para participar de uma importante campanha de conscientização social, com o tema morte de pessoas pretas. Aos 38 anos, o Ramiro do folhetim assinado por Walcyr Carrasco aparece em uma peça de aproximadamente quarenta segundos caminhando por uma rua aleatória. 

A cada vinte e três minutos, um homem preto é assassinado no Brasil. Campanhas como essa, com estrelas de produções populares, ajudam a levar informação de maneira simples para a grande massa, é papel do jornalismo fazer com que esse e tantos outros vídeos furem a bolha das mídias sociais.

No texto, ele diz: “Eu sou mais um homem preto como tantos outros nesse país. E você vai assistir o meu assassinato nesse vídeo em menos de um minuto”.

No começo do mês, o ator Antônio Fagundes foi figura central em uma campanha que manda a real sobre a importância do Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata. A maneira mais eficaz de prevenção é o exame de toque, que ainda encontra resistência pela absoluta falta de informação das pessoas, gerando assim o preconceito que pode matar.

Lorenzo está em evidência na novela das nove atualmente em cartaz e neste vídeo mostra uma faceta que a sua personagem não tem. O capataz criado por Carrasco era pra ser vilão, mas funciona como alívio cômico de uma história intrincada.

O ator com esse trabalho fura a bolha noveleira e faz um alerta importante para a sociedade, sobre o assassinato recorrente de pessoas pretas. Balas perdidas encontram, na sua maioria, pessoas pobres e pretas nas mais variadas praças do país. Há também casos de confusão, onde populares são taxados como meliantes, criminosos e traficantes, acabam pagando com a vida e deixam uma rede de familiares em situação complexa.

Todos devemos assistir esse vídeo. E para pessoas brancas, é necessário reconhecer privilégios e procurar aprender o chamado letramento racial, para que a luta antirracista seja efetivamente encampada pela coletividade.

Abaixo, o registro de quase um minuto da campanha forte, necessária e que atinge o fígado de todos.