O treinador português Abel Fernando Moreira Ferreira completa três anos no comando da Sociedade Esportiva Palmeiras (SEP), em uma das missões mais complicadas da história. A chegada dele ocorreu em novembro de 2020, quando o clube vivia uma intensa crise e depois de uma derrota para o Coritiba. Antes, Ferreira era comandante do PAOK da Grécia, onde ficou pouco tempo até a estreia na equipe paulista.
A estreia do profissional ocorreu em uma partida contra o Red Bull Bragantino, com uma vitória simples diante dos comandados de Maurício Barbieri, naquela altura um dos treinadores a mais tempo em um clube brasileiro.
Ferreira chega aos três anos com 242 jogos e um aproveitamento de 65,4% ao longo de sua passagem pelo lado verde da Barra Funda. Neste período, os rivais tiveram infinitas trocas de comando, com mudanças de estilo, modelo de jogo e forma de treinar.
Para se ter uma ideia, o Corinthians teve oito treinadores nesse espaço de tempo. Nesse recorte, o São Paulo teve quatro profissionais na casamata e foi quem mais se aproximou do alviverde nesse sentido de estabilidade. Com crise sem fim, o Santos marca uma cartela cheia e soma onze profissionais como técnicos em três anos de “mandato” do treinador português pelo lado das alamedas alviverdes.
Modelo de gestão, o clube de Bragança Paulista contrata em lugar de Barbieri outro português, Pedro Caixinha, que coloca novamente nos trilhos a equipe do interior do estado com um volume interessante de investimentos.
>> Com informações do GE Globo e GOAL Brasil.