A novela das sete “A Viagem” escrita por Ivanir Ribeiro foi um fenômeno de audiência, mesmo tendo seu horário mudado algumas vezes por causa da Copa do Mundo FIFA. Na exibição original, foram 52 pontos, no decorrer dos 167 capítulos.
Três anos depois, ela foi resgatada na faixa vespertina e pode ser considerada um fenômeno: Com vinte semanas no ar, a trama foi reapresentada em “Vale A Pena Ver de Novo” e repetiu os números assustadores, ao conseguir, no começo de tarde, nababescos 25,0 pontos de média.
O repeteco foi relativamente recente e esse mesmo expediente foi adotado no ano anterior, com a segunda passagem de “Mulheres de Areia” (1993), também de Ribeiro, reapresentada pela primeira vez pouco tempo depois do seu fim.
A trama da faixa de comédias surfou na onda da Copa, com referência ao mundial realizado nos Estados Unidos e ao “Bolão do Faustão”. nas cenas com as personagens de Ary Fontoura, Nair Belo e Lolita Rodrigues.
Na época da primeira reprise, o folhetim foi responsável por uma dobradinha da novelista no espaço vespertino. Apesar desse número assombroso, o enredo fez a emissora perder 13,2% de audiência, mas jamais perdeu a hegemonia.
>> Com informações de Gabriel Farac. em seu site de monitoramento.