A disputa por público em Salvador

O sexto mês do ano termina com um cenário praticamente inalterado na capital baiana, com posições consolidadas entre as três primeiras colocadas. A TV Bahia lidera, ajudada pelo jornalismo local e pelo horário nobre com novelas. Parceiro da Globo, o canal marca 14,3 pontos de média mensal.

A segunda colocada é a RECORD Bahia, que teve uma queda expressiva de rendimento, mas ainda assim permaneceu como segunda maior audiência da praça. O canal se apoia no jornalismo comunitário, majoritariamente no “Balanço Geral” e consegue um dos maiores rendimentos entre as praças medidas pela Kantar Ibope. Emissora própria de Edir Macedo, a estação teve 5,8 pontos de média em junho.

O terceiro lugar fica com a problemática TV Aratu, que jamais conseguiu se reerguer e hoje tem vários pontos de fraqueza em sua grade. As recentes mudanças não tiraram o canal da medalha de bronze e ele segue mais próximo da Band Bahia em termos de público. A parceira do canal dos Abravanel termina o semestre com 2,3 pontos de média.

A quarta posição, assim como na maior parte do país é da Band. O canal tem mais que o dobro da quinta colocada e goleia ainda a lanterninha. Com investimentos importantes, a emissora tem 0,8 ponto de média, conta com a  capilaridade e em alguns momentos consegue brigar em pé de igualdade com a TV Aratu nos dados de audiência.

O posto seguinte é da TV Brasil, que aparece com 0,3 ponto de média. Quem aparece na lanterninha é a RedeTV! e ostenta ali, naquela importante praça o famoso traço literal. Ou seja, o canal administrado por Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, que carece demais dos conteúdos próprios, marca gloriosos 0,0 pontos na capital baiana.

O cenário descrito não aponta grandes brigas por público, a não ser na chamada “zona de rebaixamento”, se esse critério existisse na televisão brasileira. A disputa em Salvador é replicada, desta mesma maneira, na maior parte do país. Talvez, com cifras decimais diferentes, mas o conceito geral é praticamente o mesmo.

>> Com informações do perfil Muito Além do BATV e do EPLAY