A comunicação popular pode ser diferente

Há muitas formas de fazer comunicação popular, seja por meio de televisão, rádio ou mesmo jornalismo impresso. Até mesmo programas de puro entretenimento podem e devem ser feitos com a essência daquilo que é popular.

Neste quesito, televisão e rádio predominam, apesar da funcionalidade ímpar do jornalismo impresso de se colocar ao lado da comunidade e cobrir buracos de rua, por exemplo.

Aqui, já falamos sobre casos de Reinaldo Gottino, Daniela Lima e José Ferreira Neto. Mas, na mídia há outros casos como esses, seja em redes de notícia, emissoras afiliadas ou projetos de rádio bem sucedidos.

Os exemplos trazidos hoje são: Luciana Barreto, Matheus Ramos e Neila Medeiros. Barreto é a titular do “Visão CNN”, que vai além da notícia. Entrega análises de sociedade, conjunturas de economia, política e sai do raso e comum para o público médio.

Luciana tem uma extensa carreira no jornalismo e sua mais importante passagem antes de chegar na CNN foi pela TV Brasil. Atualmente, ela tem sob sua responsabilidade o começo de tarde da maior rede de notícias do mundo.

Matheus Ramos trabalha na Salvador FM (92,3), onde apresenta o programa “Bom Dia Salvador”, que abre as manhãs da emissora. O formato é aberto e tem participação de ouvintes, com o bom humor e a simpatia do comunicador, que em 180 minutos entrega tudo, literalmente.

Neila Medeiros tem um ponto a mais nesse registro, isso porque no passado ela foi alardeada como a única capaz de enfrentar Marcelo Rezende e José Luiz Datena, com uma nova versão do “SBT Notícias”, mas o projeto não durou duas semanas. Depois, ela foi movida para outros projetos e anos mais tarde dispensada pela empresa dos Abravanel.

Quando chegou na Record TV, coube a ela assumir o comando do “DF No Ar”, telejornal local que entra logo depois da programação religiosa e por óbvio recebe no traço. Em poucos minutos no ar, Medeiros tira a emissora da lanterna e faz uma briga de igual para igual com o “Bom Dia DF”.

A forma espontânea de comunicação, com a proximidade em relação a quem assiste, é um dos pontos favoráveis à âncora. Desde sua saída, a rede de Silvio Santos tem problemas no horário do almoço e ela conseguiu fazer a migração, quem acompanhava ela na faixa do almoço, passou a assistir nas manhãs da concorrente.

Aqui, citamos mais três exemplos de comunicação popular. Nenhuma delas é certa ou errada, são maneiras diferentes de chegar ao alvo de todo e qualquer produto, você que está do outro lado da tela, seja ela qual for.