“A Caverna Encantada” ganha data de estreia

O novo folhetim infantil a ser produzido pela terceira maior emissora do país ganha data de estreia. A novela “A Caverna Encantada” começa sua passagem em julho, no fim do sétimo mês do ano. A atração vai ter uma importante missão, que é superar a antecessora. 

A empresa tem uma fila de fracassos na faixa nobre, pelo menos desde o fim da novela “Poliana” (2018), em reprise no segundo espaço de dramaturgia desse horário quase moribundo da rede controlada pelos Abravanel.

Até o momento, a rede soma apenas 3,3 pontos de média geral nos quatro primeiros meses do ano. O canal tem muito a aprender, justamente para sair do lamaçal onde ela mesma, a emissora dos Abravanel se colocou.

O momento de crise começou em 2020, quase que no mesmo instante da pandemia. Mas, essa crise é das mais profundas. Nem mesmo as novelas mexicanas, outrora potentes, hoje conseguem se destacar.

A história atualmente em cartaz aparece com apenas 4,3 pontos de média. Ao todo, são longos doze anos de saturação com histórias destinadas ao público infantil. De todas elas, apenas “Carrossel” e “Chiquititas” fizeram números considerados excelentes, em praticamente todas as passagens. Quando um surto batia, ou o vento mudava a direção da biruta, uma nova reprise dessas novelas aparecia.

O gênero novela jamais vai perder relevância, mas a forma como o SBT lida com suas produções recentes coloca todo o departamento em uma grande frigideira de óleo quente, pronta para fritar as próximas gerações de novelistas, noveleiros e afins.