A audiência em dezembro na Grande São Paulo

O mês de dezembro chega ao fim com a cristalização das posições entre as emissoras abertas no principal mercado de audiência do país. Em primeiro lugar, a Globo aparece isolada e marca 14,3 pontos de média.

A performance foi inflacionada pela existência de uma Copa do Mundo FIFA no último mês do ano, o que causou uma sensação de normalidade para a audiência da maior emissora aberta do país. A performance de “O Rei do Gado” também contribui nessa conta.

Em segundo lugar, como em todas as parciais, aparece a Record TV que soma 4,5 pontos de média. O canal foi prejudicado pelas recentes decisões, bem como o fim de ano, que concentrou a atenção na líder de mercado.

Se a vice liderança foi mal, o que falar de quem ficou com a medalha de bronze? O canal de Silvio Santos foi duramente afetado não só pelo fim de ano, como também pela série de desmandos que ocorrem na administração do canal onde ele tem influência direta. A rede teve apenas 3,7 pontos de média e na sorte quase consegue um empate.

Consolidada em quarto lugar, a Band marca 1,5 ponto de média. Os programas de debate esportivo na hora errada, enfrentando o futebol da Copa do Mundo FIFA fizeram a rede pagar caro na derradeira parcial do ano. Sem anunciantes e com nula audiência, o “Boa Tarde São Paulo” entrou na lista de cortes do fim de ano.

Sem conseguir explicar como ainda opera, a deficitária e quase mambembe Rede TV! flerta com o traço literal e encerra dezembro com 0,31 ponto de média. Nem mesmo as fofocas, carro chefe do canal, fizeram a emissora sair do mais profundo abismo.