A audiência do trimestre em São Paulo

A audiência do primeiro trimestre do ano de 2024 foi dentro daquilo que era esperado por quem analisa televisão, isso porque além da liderança dilatada da Globo, que era carta marcada, outros indicadores chamam a atenção. Com 91 dias decorridos, entre os meses de janeiro e março, a segunda colocada aparece com quase três vezes menos audiência do que a líder de mercado. indicador que aponta para algum tipo de esvaziamento das desafiantes de mercado.

O desempenho da líder mostra o motivo desse primeiro posto, isso porque a Globo teve 13,0 pontos de média entre janeiro e março deste ano, apontam os dados consolidados da Kantar Ibope Media dentro da praça mais relevante onde há pesquisas do instituto responsável pela aferição dos números de audiência.

Em segundo lugar aparece a RECORD, que tem sua grade baseada no jornalismo, majoritariamente em sua vertente popular. Reinaldo Gottino lidera esse processo e responde pelo “Balanço Geral”, o carro chefe da emissora que está posicionado de forma estratégica entre o fim da manhã e o meio da tarde. A reapresentação de novelas tem se mostrado o melhor receptor desse público, isso porque a reprise de “A Terra Prometida” ainda não foi ameaçada de fato pela concorrente e sua novela mexicana inédita. Outro fator que é determinante nessa conta auspiciosa é o “Jornal Da Record”. Além deles, a faixa matinal cresce, depois de passar anos sofrendo com um genérico da concorrente. Por causa desses e outros produtos, o canal aparece com 5,2 pontos de média

A reformulação promovida pelos lados da Anhanguera ainda não surtiu o efeito desejado nos números, mas o reposicionamento editorial da emissora segue em processo de maturação. O projeto precisa de tempo para se consolidar, além disso necessita angariar a confiança do mercado. Nos primeiros dias da troca, nada de sucesso: O canal dos Abravanel passa mais tempo perto da Band do que disputando público com a segunda colocada e aparece com apenas 3,3 pontos de média.

Sem grandes alterações, a Band é quem tem a performance mais linear entre os pares analisados: Sem forças na manhã, caso um pontual ajuste fosse feito, as coisas melhorariam de maneira substancial, ao ponto de entrar na briga pelo terceiro posto também no recorte da média dia. Mas, com 135 minutos  vendidos entre o fim da madrugada e o começo de manhã para líderes religiosos, nem mesmo os milagres de Renata Fan, José Ferreira Neto, José Luiz Datena e Adriana Araújo colocam a rede em condições de brigar com o SBT no compto geral do fim de dia. A rede do Morumbi soma 1,8 ponto de média.

>> Material feito com base nos dados consolidados entre os meses de janeiro e março.