89 A Rádio Rock voltava há dez anos

Há 10 anos, na virada de 20 para 21 de Dezembro, a tradicional emissora do gênero, retornava ao ar de forma inesperada e com uma história curiosa, após 6 anos de hiato e quase sendo arrendada.

Em meados de 2012, era ventilado um possível fim da então 89 FM. A emissora, que nos anos 80 já abrigou a Pool FM (da marca de roupa homônima, apostava em disco-music) e a primeira fase da Rádio Rock (até 2006), vivia um bom momento. Com a direção artística de Wagner Rocha (mais conhecido como Waguinho), transmitia uma programação voltada ao público jovem, apostando em músicas do gênero pop e hip-hop. Com isso, tinha a vice-liderança do segmento, atrás apenas da Mix FM.

Em Setembro, o Portal tudoradio.com noticiou que a emissora encerraria operações em Novembro, e teria sua programação arrendada por uma igreja, cujas negociações realmente ocorreram, em meio a demissão de profissionais. Isso tudo, com a rádio alcançando seus melhores resultados dos últimos anos.

Em dias específicos, a Rádio Rock retornou aos 89.1 de forma temporária, com diversas campanhas para divulgar o retorno das atividades da emissora como rádio web. Nessas ações, participaram comunicadores tradicionais da primeira fase da Rádio, como Luka Salomão e Tatola.

Ouça o trecho de uma dessas campanhas.

O sucesso dessas ações foram tão grande, que a página do Facebook da rádio teve 50 mil curtidas em 1 semana. Em uma dessas transmissões, Tatola destacava o rápido crescimento: “Tem rádio há mais de 10 anos no ar que não tem 40 mil curtidas, e a gente com 17 mil em menos de 12 horas”.

Essas campanhas, juntamente com o espírito de “volta da rádio rock” pelos ouvintes, também foram responsáveis pela decisão de repensar o arrendamento da emissora. Junior Camargo, um dos diretores da rádio, também se entusiasmou com a ideia. Com o encerramento da Brasil 2000 no ano anterior, o público do gênero só contava com a Kiss FM, de Paulo Abreu.

Por fim, em Dezembro, Waguinho deixa a direção da rádio após 6 anos e volta para a Metropolitana, onde está até hoje. Também foi confirmado o retorno da Rádio Rock ao dial, com um empurrãozinho que faltava: a equipe da agência de publicidade Africa, estava ouvindo uma das campanhas citadas acima e se mobilizou para dar uma força, conseguindo o patrocínio master do UOL para esse retorno.

No dia 20 de Dezembro, por volta das 23h, começa o programa especial denominado “Top 10 Fim do Mundo”. Sob o comando de Tatola e em clima de suspense, tocou “as 10 músicas para se ouvir antes do fim do mundo”. Por fim, já após a meia-noite, foi anunciado o retorno da emissora, como UOL 89 FM A Rádio Rock. O naming rights com o portal durou por volta de 6 meses.

Ouça boa parte do programa no vídeo acima.

Atualmente, a 89 está na 8ª colocação do Ibope, a frente da sua rival Kiss FM, e na vice liderança do segmento jovem, atrás apenas da Metropolitana de Waguinho. A emissora voltou também com o projeto de rede (que é basicamente um licenciamento da marca com operação local), tendo uma afiliada em Goiânia, que opera em 102.9 MHz.