“História de Amor” ganha nova chance no VIVA

A novela “História de Amor” será reprisada em breve pelo VIVA, como sequência das comemorações dos noventa anos de vida de Manoel Carlos, autor de obras que moldaram o jeito de fazer novela no país. O próximo enredo da faixa do meio dia foi transmitido originalmente na abertura do horário nobre e teve uma reprise na emissora há nove anos. 

O folhetim conta a história de Helena (Regina Duarte), que passa pelos mais variados apertos para criar a filha Joyce (Carla Marins), uma menina mimada que não tem qualquer censo de realidade. Separada, a heroína da trama redescobre o amor nos braços do médico Carlos (José Mayer) e precisa lidar com a desaprovação de quase todas as mulheres que o rodeiam, principalmente Paula (Carolina Ferraz) e Scheila (Lilia Cabral), noiva e eterna apaixonada pelo médico, respectivamente.

A curiosidade da vez é que na primeira exibição do folhetim na emissora, foram fechados os seis dias da semana de transmissão, ou seja, as novelas do canal passaram a ir ao ar de segunda a sábado, algo que não ocorria nos primeiros quatro anos de atividades do responsável por reativar as memórias de dramaturgia no público com base nos arquivos da Globo.

Essa foi a primeira Helena defendida por Duarte. Depois, viveu o tipo nas novelas “Por Amor” (1997) e “Páginas da Vida” (2006), todas já transmitidas em um ou mais momentos pelo canal de reapresentações. A trama fez muito sucesso em todas as exibições e tem uma conta alta nas mídias sociais, porque a bolha noveleira vira e mexe pede que ela seja reapresentada na faixa de “Edição Especial”.

A novela segue com o esquema de seis capítulos por semana, mas está preservada do desgaste promovido pelas maratonas de domingo, exibidas pela emissora em lugar dos programas de entretenimento que batiam ponto na programação até bem pouco tempo atrás. O enredo criado por Manoel Carlos estreia em 21 de agosto, na faixa onde vai ao ar hoje a reprise de “A Sucessora”.