A reprise da novela “Esmeralda” completa nove semanas no ar, com um saldo extremamente negativo. O enredo dinamitou a plateia dessa faixa de novelas, pelo menos em comparação com o desempenho de sua antecessora nessa mesma altura.
O folhetim tem até o momento 20,67% menos audiência do que o repeteco de “Maria do Bairro”, responsável por abrir a faixa de novelas seguinte a um telejornal popular, lançado com alarde e pompa.
Na comparação com o informativo, a novela ainda consegue se sustentar e elevar daquilo que recebe. Mas, no recorte comparativo com sua antecessora, a trama deve muito à banca, como se costuma dizer em jogos de azar.
Com 45 capítulos exibidos, a história protagonizada por Letícia Calderón e Fernando Colunga aparece com apenas 2,66 pontos de média, desempenho mais do que suficiente para registrar a terceira posição.
O canal deve ainda insistir com esse espaço de novelas, o público não vai descobrir essa faixa do dia para a noite. Ainda assim, essa performance é muito distante dos números registrados pelo “Balanço Geral” e colocam a história como rival da Band.




