Nova classificação indicativa é oficializada no país

O sistema de classificação indicativa no Brasil ganha uma nova faixa, com cor pouco usada oficialmente. Agora, a lista conta com um selo rosa, que representa o +6 anos de idade. 

A atualização faz com que essa tabela contenha as cores branco, verde, rosa, azul, amarelo, laranja, vermelho e preto. Com os dizeres de sem restrição, livre, +6, +10, +12, +14, +16 e +18 anos.

Na nova idade, a descrição é feita da seguinte forma: Reconhece a sensibilidade e a fase de transição cognitiva das crianças em fase de alfabetização. Para essa faixa de idade, está excluída da classificação livre qualquer violência. O ministério permite a aplicação de critérios como apresentação da tristeza de forma ponderada ou linguagem de baixo teor ofensivo.

O parágrafo anterior foi a reprodução literal do documento disparado pelo Ministério da Justiça, sobre o novo sarrafo de classind em vigor a partir deste ano.

Vale recordar que desde 2017 a vinculação horária na classificação indicativa não existe mais. Isso ocorre por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e todas as emissoras se beneficiaram de alguma maneira com essa mudança. A partir daquele momento, os produtos não tinham mais barreira de horário para serem exibidos em rede aberta.