2011: Record quer brigar no rádio

Como foi a audiência há oito anos?

A Rede Record traça um plano ousado para fazer frente aos demais projetos de jornalismo do país, isso porque é um sonho dos diretores da Barra Funda constituir a Record News FM, uma versão radiofônica do projeto televisivo lançado há quatro anos. 

O canal paulista está consolidado na vice liderança de audiência na maior praça do país e esse é mais um passo na consolidação de marca. Entretanto, caso saia do papel, a ideia chega com alguns anos de atraso.

Atualmente, há duas rede consolidadas nesse mercado de “fazer notícia” no dial. Central Brasileira de Notícias (CBN), que opera em 90,5 e Rádio Band News FM, nos tradicionais 96,9 pertencentes ao Grupo Bandeirantes.

O novo projeto, ainda embrionário, é uma das ideias recentes de Walter Zagari, superintendente comercial do canal controlado pelo bispo Edir Macedo. Houve boatos de que a rede teria finalizado a compra das emissoras Transamérica, que tem como cabeça de rede os 100,1 de São Paulo.

Em entrevista ao site Comunique-Se, o dirigente da segunda maior emissora de televisão do país tratou de desmentir a compra. Mas, falou que há um processo de negociações entre as partes.

Vale ressaltar que as duas emissoras operaram durante um breve período uma junção no projeto esportivo. A equipe liderada pelo jornalista Éder Luiz de Faria Morbi chegou a assinar com o nome de Transamérica | Record, fruto da parceria com os 1000 AM de São Paulo.

De todo modo, a futura Record News FM caso vingue, chega com vinte anos de atraso em relação ao projeto da Globo. O braço radiofônico da Bandeirantes é mais recente, foi lançado no ano de 2005.

>> Com informações do jornalista Rodney Brocanelli, publicadas no site Rádio Amantes, em 30 de março de 2011.