2009: “Viver A Vida” tem eixo modificado

Como foi a audiência há oito anos?

A novela das oito “Viver A Vida” teve seu eixo modificado, por conta da baixa audiência em horário nobre da maior emissora do país. O enredo, escrito por Manoel Carlos ganha novos contornos e transforma Luciana (Aline Moraes) em protagonista. 

O enredo muda sua história, por conta dos problemas vividos na concepção de Helena (Taís Araújo). Infelizmente, o público não comprou a ideia de uma protagonista preta em horário nobre, carregando o tradicional nome das personagens centrais de Carlos.

Que a sociedade evolua e seja mais receptiva. Podemos usar esse episódio para repensar, inclusive formas melhores de contar histórias. Agora, a virada de protagonista para a modelo filha de Marcos (José Mayer) vai ser transformá-la em uma pessoa com deficiência.

Toda a jornada de reabilitação vai ser acompanhada, passando pelo processo de não aceitação, tristeza, choro e por fim resiliência e restabelecimento da personagem. Uma pena que a trama inclusiva seja usada como forma de corrigir a rota de uma trama complicada, árida.