A Globo abre suas comemorações do fim de ano com a transmissão de um dos maiores sucessos recentes do cinema jovem. Produzido pela Disney, “High School Musical” estreia em televisão aberta seis meses depois de entrar na televisão paga. O movimento é uma resposta ao sucesso de “Titanic” na semana passada, quando Fausto Silva sofreu uma rara derrota.
O canal carioca aposta no romance adolescente de Troy Bolton (Zac Efron) e Gabriela Montez (Vanessa Hudgens), um popular jogador de basquete e uma nerd, recém chegada a Albuquerque, Novo México.
A emissora carioca nega a intenção de revide, mas é estranho que uma semana depois de ser derrotada, ela chame por uma franquia que faz muito sucesso entre a garotada, que consome qualquer tipo de produto licenciado. O casal se conhece em uma festa de ano novo e para a surpresa de absolutamente todo mundo, eles dividem espaço na mesma escola, a East High School.
O capitão do time de basquete, que atende exatamente a um tipo de estereótipo, se apaixona pela aluna novata e rechaça qualquer possibilidade de namoro com uma menina rica, esnobe e que pensa no dinheiro em primeiro lugar. Há seis meses, o enredo atraiu 500 mil espectadores ao Disney Channel e ganha a vitrine da maior emissora do país. A marca é expressiva para a realidade nacional.
A exibição do longa pode ser o começo de uma relação maior das duas empresas. Em uma movimentação que liga a trama aos programas de auditório, o “Caldeirão’ deve servir como base para a escolha de elenco da versão nacional. O canal tem tudo bem amarrado, além disso a franquia escolar é um fenômeno em produtos licenciados e pode liderar as listas de pedidos no Natal.
No próximo ano, a empresa estadunidense produz uma sequência: As protagonistas deixam a sala de aula e vão aproveitar as férias, com novas aventuras de amor e lealdade entre os adolescentes. A banda brasileira Ludov deve ser responsável por uma versão brasileira da trilha sonora.
>> Com informações da Folha de São Paulo, em 02 de dezembro de 2006.