O jornalismo ganha mais um importante braço e a Band lança sua rede de notícias radiofônica. No ar desde maio, a Band News FM se aproveita de um vácuo deixado pela concorrente, a sisuda Central Brasileira de Notícias (CBN), no ar desde o começo da década passada.
A empresa paulista usa como o seu pulo do gato manter o jornalismo ativo durante a exibição da “Voz do Brasil” em sua concorrente direta. O movimento já deixou a emissora novata na cara do gol algumas vezes, como no pedido de demissão do ministro José Dirceu (PT-SP), onde apenas a Band News estava com programação própria.
Ela é a única rádio FM de jornalismo a atuar com programação própria, respaldada por uma liminar conquistada ainda nos tempos de Sucesso. Com base nisso, a Band News se lambuza, deita e rola pela falta de concorrentes. Para se ter uma ideia, ela tem uma sinergia incomum com o canal de notícias da TV Paga, mantido pela empresa do Morumbi.
O outro e maior trunfo é ter uma grande estrela da televisão ocupando o horário nobre do rádio. No ar entre 07h00 e 09h00, Carlos Alberto Suriano do Nascimento é o responsável pelo principal programa da rede noticiosa. Sim, o Carlos Nascimento, que lidera os processos no “Jornal Da Band”, é uma das principais estrelas desse novo projeto.
Com uma linguagem ágil, a emissora tem uma diferença evidente em relação a emissora mantida pela família Marinho. Ali, a atualização do noticiário acontece a cada vinte minutos, em um modelo inspirado por aquilo que se faz nos Estados Unidos da América (EUA). Mesmo sem a capilaridade global, as coisas parecem ser auspiciosas e felizes para o novo investimento da família Saad.
Para relembrar a estreia da emissora, clique aqui
>> Com informações da jornalista Laura Mattos, na Folha Ilustrada, em 22 de junho de 2005.