1994: Nos pênaltis Brasil conquista o tetracampeonato

Como foi a audiência há oito anos?

A seleção brasileira de futebol conquista o quarto título da Copa do Mundo FIFA de sua história, mais de duas décadas depois do tricampeonato, ocorrido no México no ano de 1970. Os comandados de Carlos Alberto Parreira superaram a Itália, depois da batalha dos pênaltis.

O goleiro Cláudio Taffarel foi um dos destaques da campanha, que terminou no título mundial. A final foi disputada no Rose Bowl, em Los Angeles. A vitória brasileira aconteceu depois que a estrela Roberto Baggio mandou a sua cobrança para fora do estádio.

A batida foi tão forte e longe, que chegou a cidade de New Haven, em Connecticut, distante aproximadamente 46 horas do local da partida.

Na televisão aberta brasileira, o quarto título nacional foi na voz de Galvão Bueno, pela Globo. O jogo consolida 54 pontos de média na líder de audiência, que contou com as análises de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé e Arnaldo Cézar Coelho.

Impulsionada pela presença de Luciano do Valle, a Band conquista 14 pontos de média com o jogo decisivo.

A partida impulsiona os demais programas da primeira colocada, como o “Domingão do Faustão” e o “Fantástico”, que foram temáticos em comemoração e repercussão da conquista nacional.

Dentro de campo, após a confirmação do título, os jogadores prestaram uma homenagem para Ayrton Senna da Silva, vítima fatal de um acidente no feriado do dia 1° de maio. O país ainda está abalado com essa passagem e comove quem acompanhava a partida ao vivo.

>> Com informações de Allan Simon e Matinas Suzuki Jr, em seu site e na Folha de São Paulo, no dia 18 de julho de 1994, respectivamente.