1991: Dom Lázaro passa mal na novela das oito

Como foi a audiência há oito anos?

O segundo mês do ano começa com tudo em “Meu Bem Meu Mal”, a novela das oito da Globo. Ao ver Rosa Maria (Ariclê Perez) em uma personagem montada para enganar a família de ricaços da história, Dom Lázaro (Lima Duarte) desmaia. Isso porque a mãe do Doca (Cássio Gabus Mendes), ele imediatamente se recorda da falecida esposa. 

A feição dela o faz lembrar de Maria Helena, que na história é tratada como um fantasma lembrado pelo vilão em seus momentos de solidão. O grande ponto de virada da história, entretanto, ainda não chegou. Ao descobrir que a nora Isadora (Silvia Pfeiper) tem um caso com o desafeto dele, o dono da Venturini Designers ficará em estado vegetativo. Sem revelar o grande segredo que sustenta a trama, ele passa bons capítulos deitados na cama.

Assim, ele entra no núcleo cômico da novela. Porque passa a precisar dos cuidados de Elza (Zilda Cardoso), que é uma das válvulas de humor da novela ao lado do tipo defendido pelo ator Jorge Dória. Ao longo dessa semana, com o desmaio do antagonista, a trama bate recordes de audiência no decorrer da exibição.

O canal inseriu no folhetim uma série de críticas ao plano econômico criado pelo presidente Fernando Collor de Mello (PRN – AL), que passa por alguma turbulência no seu segundo ano de mandato. No início do ano passado, o presidente confiscou o dinheiro que as pessoas tinham no banco e gerou uma enorme crise no país.

A cena de desmaio foi ao ar nos capítulos 82 e 83, como gancho da quinta para a sexta-feira. Cassiano Gabus Mendes escreve sua primeira novela das oito, com a colaboração de Maria Adelaide Amaral e Djair Cardoso.