O panorama de audiência em agosto

A audiência do mês de agosto comprova certa estagnação de todos os players relevantes em televisão aberta. Do primeiro ao terceiro colocado, há uma cristalização de público, que parece se repetir a cada parcial divulgada. No oitavo confronto entre as emissoras, a Globo registra a liderança com 13,9 pontos de média-dia na Grande São Paulo. 

O desempenho representa uma vantagem de 178% em relação a segunda colocada. Como costumamos falar em textos desse estilo, não há qualquer tipo de concorrência para a rede dos Marinho, pelo menos em televisão aberta.

Quem aparece com a medalha de prata é a RECORD, apoiada em seu jornalismo de bancada e ou popular, o canal consegue se distanciar mais e mais de sua concorrente direta pelo segundo posto. Ajudada pela performance das novelas “Apocalipse”, “Força de Mulher” e pelas sessões de filmes, o canal da Barra Funda termina a parcial com 5,0 pontos de média mensal.

O canal consegue, assim, abrir uma vantagem de 31,6% em relação ao canal administrado por Daniela Beyruti e seus familiares. A emissora de Edir Macedo consegue se manter no segundo posto, sem grandes esforços. Mas, precisa apostar em algo diferenciado. A faixa anterior ao horário de “A Fazenda” segue como um enorme problema, mesmo que o repeteco de “Gênesis” ganhe alguma sobrevida até dezembro, por ser grudado no confinamento mediado pela apresentadora Adriane Galisteu.

Por falar na terceira colocada, tem muita coisa para ser corrigida. Mas, parece ter um caminho editorial interessante com o “Chega Mais | Notícias”, ancorado pela jornalista Michelle Barros. Carregada pelas novelas da tarde, a rede dos Abravanel tem ainda uma crise enorme no horário nobre, que se originou pelo desgaste da dramaturgia infantil. Para se ter uma ideia, depois de seis semanas “A Caverna Encantada” não dá sinais de que pode reverter essa tendência. No fim, a emissora teve 3,8 pontos de média.

Outra crise consolidada é na Band. Com problemas econômicos, a rede conseguiu se sustentar na casa de 1,5 ponto, mantendo uma trajetória em linha com os demais meses do ano de 2024.

A nanica Rede TV! opera no modelo “marcha soldado”, isso porque nem mesmo a chegada de Eduardo Sanchez Guedes fez com que o canal saísse de uma situação complicada. O canal, que baseia sua grade em notícias de entretenimento, teve apenas 0,34 ponto de média mensal.

>> Material produzido com base nos dados consolidados de agosto, entre os dias 01 e 31 de agosto de 2024.